Prova de Tomates – Quinta da Pena

Quinta da Pena recebeu prova de Tomate de variedades regionais e oficina de Sementes__30-09-2012

Na sequência da recuperação da Quinta da Pena, projeto que inclui uma horta em modo de produção biológico, a Parques de Sintra deu destaque na programação de Setembro à biodiversidade hortícola portuguesa, realizando-se uma prova de tomate de variedades regionais e uma oficina de sementes.

A prova de variedades de tomate regionais, contou com a participação de 15 pessoas e incluiu algumas variedades internacionais. Depois das explicações sobre cada uma das variedades e da prova de cada uma, foi solicitado aos participantes que elegessem as 3 mais apreciadas. Sagraram-se campeãs 2 variedades portuguesas (1º e 3º lugar) e uma americana (2º lugar).

1º lugar: n.º 23 Dióspiro da Maia (Gondomar)
2º lugar: n.º 222 Zebra (E.U.A.)
3º lugar: n.º 62 Vermelho Rosado (Fundão)

A Oficina Guardiões de Sementes deu também destaque à Horta da Quinta da Pena e o seu papel na preservação do património agrícola português. Foi realçada a importância do cultivo de variedades regionais, demonstrados os métodos de extração e limpeza das sementes de diversas espécies hortícolas e referidas as condicionantes botânicas para a preservação das diferentes variedades.

Sensibilizada para as várias vertentes do património, a Parques de Sintra é sócia da Associação Colher para Semear contribuindo de forma ativa na salvaguarda da biodiversidade genética agrícola portuguesa.

artigo retirado do site__http://www.parquesdesintra.pt/index.aspx?p=newsDetail&NewsId=405

Anúncios

Os comentários estão fechados.